Darth Vader e dois Stormtroopers são vistos no QG da PM do Rio de Janeiro

Ih, rapaz… Darth Vader, o grande vilão da saga Star Wars, e dois Stormtroopers, os soldados do Império do mesmo universo, foram vistos no Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O que isso quer dizer? Que é surreal este flagrante. Mas tudo tem explicação, sempre.

Primeiro, isso quer dizer que três pessoas estavam fantasiadas no Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Eles não existem, são personagens. Darth Vader é o grande vilão de Star Wars, quiçá o grande vilão da cultura pop. E os Stormtroopers são seu soldados. Nos filmes são até meio abobados, alvos fáceis, apesar de, supostamente, serem muito bem treinados.

Na alegoria criada pelo diretor e roteirista George Lucas, o Império é um regime autoritário que acaba ficando sob o poder de Vader. Os Stormtroopers, seu exército, tiveram um paralelo com o mesmo nome, uma tropa de elite do Império Alemão responsável pela infiltração nas linhas inimigas durante a Primeira Guerra.

Aí o jornal O Globo foi perguntar do que se tratava.

“A ação fez parte da nossa produção de conteúdo para divulgação do Dia da Família Policial Militar, um evento que será realizado para policiais, seus filhos e familiares no próximo dia 18 de agosto, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap”, afirmou a Polícia Militar do Rio de Janeiro em nota.

Não se sabe a natureza do vídeo promocional. Se eles serão vilões ou mocinhos. Aliás, pouco importa. Você pode achar que colocar vilões inspirados em regimes autoritários no QG da PM é uma péssima imagem dentro de uma democracia. E está certo. Você também pode achar que o Vader é, de longe, o melhor personagem da saga Star Wars, e portanto o que tem mais apelo com as crianças. E está certo também.

A maioria das pessoas não pensa muito sobre essas coisas. No fundo, pouco se importam. Não estamos desesperados à toa.

A Polícia Militar informa que haverá foodtrucks, atrações musicais, show de mágica e entrega de brinquedos às crianças no evento.