Astronauta esquece cartão de memória de câmera durante caminhada espacial

É surreal quando um astronauta, treinado para resolver os problemas mais complicados da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), coisas de vida ou morte, tem problemas que qualquer criança de hoje em dia saberia resolver. Foi o que aconteceu com um dos astronautas durante uma caminhada espacial para serviços de manutenção na ISS, uma delicada operação, apesar de rotineira.

Durante o trabalho, um astronauta (não se sabe se foi Drew Feustel ou Ricky Arnold, ambos norte-americanos) pede ajuda ao centro de comando em Houston, nos Estados Unidos, para fazer funcionar a câmera GoPro que estava levando para registrar suas atividades no espaço, outra rotina da Nasa. Veja o que ele disse, segundo o Daily Mail:

– Ei, Houston, preciso perguntar uma coisa sobre a GoPro bem rápido… Estou apertando o botão [para gravar] e recebendo um [aviso] ‘sem SD’… Isso significa… Eu preciso disso para gravar? E se estiver gravando, deveria ter uma luz vermelha ligada?

Depois de 40 longos segundos, tempo que o operador em Houston deve ter gasto rindo ou repensando sua carreira, o astronauta finalmente tem a resposta, bem óbvia:

– Foi-me dito que, se o cartão estiver na câmera, haverá uma luz vermelha durante a gravação.

É claro que a câmera precisa de um cartão de memória – no caso, um cartão SD – para registrar as imagens. O astronauta não ficou satisfeito e reiterou sua completa ignorância sobre o funcionamento de uma simples câmera portátil, conforme o diálogo a seguir:

ASTRONAUTA: E se o visor mostra ‘sem SD’, o que isso significa?

HOUSTON: Eu acho que significa que não tem SD.

ASTRONAUTA: Bem… Vamos esquecer disso agora. Eu pego depois. Não vamos nos preocupar com isso.

A quinta caminhada espacial do ano feita pela Nasa durou 6 horas e 31 minutos, dedicados a reparos na estrutura da ISS. Como poderíamos supor, nenhuma imagem do trabalho dos dois astronautas foi registrado em vídeo.

Sugestão do leitor Wellington Morais