Trump pede quadro de van Gogh a museu e resposta é oferta de privada de ouro

A Casa Branca, em nome do presidente Donald Trump, solicitou ao Museu Guggenheim, em Nova York, o empréstimo de uma pintura do artista holandês Vincent van Gogh. A escolhida foi “Paysage enneigé” (“Paisagem com neve”), de 1888. É o quadro abaixo, olha só:

Apesar de ser uma prática comum nas administrações anteriores – o casal Obama, por exemplo, preferiu obras de artistas americanos como Mark Rothko e Jasper Johns para enfeitar as paredes da Casa Branca -, o Guggenheim recusou gentilmente o pedido. Mas não quis deixar Trump de mãos abanando. Quer dizer… Não muito bem as mãos.

Leia também  Asilo contrata praticantes de pole dance para entreter idosos

No lugar do van Gogh, Nancy Spector, diretora do museu, ofereceu a obra “America”, de nome bem sugestivo, feita pelo artista italiano Maurizio Cattelan. Nada mais é do que uma privada feita de ouro maciço e completamente funcional (você ja leu sobre ela aqui). “É, claro, de um valor excepcional e bastante frágil, mas daremos todas as instruções para a instalação e manutenção”, escreveu Nancy à equipe da Casa Branca, segundo o Washington Post.

Ainda não se sabe se Trump aceitou ou não a troca.