Trump pede quadro de van Gogh a museu e resposta é oferta de privada de ouro

A Casa Branca, em nome do presidente Donald Trump, solicitou ao Museu Guggenheim, em Nova York, o empréstimo de uma pintura do artista holandês Vincent van Gogh. A escolhida foi “Paysage enneigé” (“Paisagem com neve”), de 1888. É o quadro abaixo, olha só:

Apesar de ser uma prática comum nas administrações anteriores – o casal Obama, por exemplo, preferiu obras de artistas americanos como Mark Rothko e Jasper Johns para enfeitar as paredes da Casa Branca -, o Guggenheim recusou gentilmente o pedido. Mas não quis deixar Trump de mãos abanando. Quer dizer… Não muito bem as mãos.

Leia também  Cãozinho passa 6 dias perdido no deserto depois de pular de avião

No lugar do van Gogh, Nancy Spector, diretora do museu, ofereceu a obra “America”, de nome bem sugestivo, feita pelo artista italiano Maurizio Cattelan. Nada mais é do que uma privada feita de ouro maciço e completamente funcional (você ja leu sobre ela aqui). “É, claro, de um valor excepcional e bastante frágil, mas daremos todas as instruções para a instalação e manutenção”, escreveu Nancy à equipe da Casa Branca, segundo o Washington Post.

Ainda não se sabe se Trump aceitou ou não a troca.