Por que este gato morto está sendo ‘velado’ por perus andando em círculo? (VÍDEO)

Taí… Eu tenho CERTEZA que hoje você acordou e nunca imaginaria que leria esta pergunta. Por que este gato morto na imagem está sendo “velado” por perus selvagens andando em círculo? Deu a louca no mundo animal? Ou os perus são bonzinhos e estão prestando suas últimas homenagens? O vídeo, feito em Boston, nos Estados Unidos, é tão estranho que motivou apuração do site The Verge em busca de explicações de especialistas.

Alan Krakauer, biólogo da Universidade da Califórnia, Davis, que estuda o comportamento dos pássaros, acredita que os perus estão fazendo o que é chamado de “inspeção ao predador”. É uma forma dos pássaros de se defenderem, fazendo o que parece arriscado, que é se juntar para mostrar ao predador que estão ali, de modo a tentar assustá-lo e afastá-lo. O predador, no caso, é o gato morto, que não vai fazer nada.

Richard Buchholz, biólogo da Universidade do Mississippi, concorda e acrescenta que o formato circular é comum em bandos de pássaros da família dos perus, galinhas, faisões e gansos, por exemplo, já que um segue o com o rabo do outro para ninguém se perder. Já pensou poder usar esse tanto de informação numa mesa de bar ou reunião de família? De nada.