8 filmes sobre o fim do mundo para você passar o apocalipse de hoje na frente da TV

Não sei se você já está sabendo, mas… Segundo um cientista russo chamado Dyomin Damir Zakharovich um asteroide vai se chocar contra a Terra e o nosso planetinha vai pro espaço. A Nasa diz que ele está errado, e a gente confia na Nasa (aham), mas o tema é uma boa oportunidade para colocar em dia (o último dia?) os melhores filmes sobre o fim do mundo que a humanidade (vai deixar saudade essa humanidade…) já foi capaz de fazer. E não é uma lista infinita com filmes de zumbi. Tem zumbi? Tem zumbi. Mas também tem comédia romântica, comédia comédia, suspense, ação e até documentário (ái que medo!). Abaixo, 8 filmes sobre o fim do mundo para você passar o apocalipse de hoje na frente da TV.

1 – A Estrada (2009)

Um clássico sobre o fim do mundo não tão conhecido quanto deveria. Um evento extinguiu quase todo mundo da face da Terra e os poucos humaninhos sobreviventes precisam redefinir a estrutura de poder sem todas as maravilhas tecnológicas criadas nas últimas décadas. No meio disso, um pai, Viggo Mortensen, só pensa em manter seu filho vivo. Imperdível.

2 – O Exterminador do Futuro (1984)

Tá, todo mundo já viu O Exterminador do Futuro 2, que é praticamente o único filme da série que existe. Mas o primeiro, quando o ciborgue “vivido” por Arnold Schwarzenegger ainda é um vilão, acabou relevado pelo grande público. É um senhor filme de fim de mundo, já que, no futuro, o mundo é destruído por robôs comandados pela Skynet. Um desses robôs, Arnold, é mandado ao passado para matar a mãe do humano que viraria líder da resistência contra as máquinas. Antes dele nascer, é claro. Se você preferir ver o 2 – realmente é bem melhor – pode chamar que a gente leva pipoca.

3 – É o fim (2013)

Esse é para dar uma relaxada, ninguém é de ferro. Tem zumbi, tem meteoro, tem buracos gigantes abrindo sobre o solo, mas também tem piada e suas celebridades favoritas – James Franco, Jonah Hill, Seth Rogen, Emma Watson, Kevin Hart, Rihanna, os Backstreet Boys… – lutando para sobreviver ou morrendo de forma bizarra.

4 – Independence Day (1996)

O cineasta alemão Roland Emmerich já destruiu o mundo várias vezes em filmes como O Dia Depois de Amanhã (2004), 2012 (2009) e Inferno (2011), mas nunca superou em público e renda seu primeiro grande sucesso apocalíptico, Independence Day. Tem uma patriotada totalmente exagerada? Tem. Mas também tem ação, humor, terror e aliens incríveis. É velho, mas não envelhece.

5 – Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012)

Acabou de conquistar o crush e está procurando algo mais relaxante, para ver debaixo das cobertas? Esta comédia romântica é perfeita. É estrelado por Steve Carrell, sempre hilário e já mostrando que também é bom ator, e Keira Knightley, a nova queridinha dos nerds, protagonista do último filme da franquia Star Wars. E tem um cão, o que é sempre bem-vindo. O fim do mundo é anunciado pela TV e dois vizinhos se encontram para passar por isso juntos.

6 – Madrugada dos mortos (2004) 

O clássico filme de apocalipse zumbi de 1978, de George A. Romero, recriado pelo diretor Zack Snyder, que viria a comandar produções como 300 e o filme do Superman, Homem de Aço. Alguns sobreviventes se encontram dentro de um shopping e tentam se manter vivos lá dentro, chegando a ensaiar algo parecido com a “vida normal”.

7 – O Planeta dos Macacos (1968)

Só o fato de ele estar nesta lista já é um spoiler, então vamos ficar quietinhos.

8 – Uma verdade inconveniente (2006)

Sim, a humanidade já está na direção do abismo e vamos todos embora se não fizermos alguma coisa urgentemente. Parece papo chato de escola mas não é. O filme é muito bem feito. Didático, mas te prende na frente da TV até o fim. O fim? Está próximo!