5 itens que fazem desta foto de Will Smith o resumo perfeito dos anos 90

O mundo sempre mudou. Sempre. Mas nunca tão rápido para as gerações ainda vivas hoje em dia quanto do começo para o fim dos anos 1990. Para quem olha para trás com atenção, o começo dos anos 1990 parecem outro mundo, outro planeta. Foi por ali que a humanidade fez uma curva aguda como nunca havia feito, e a grande responsável por isso foi a popularização da internet. Por isso, hoje, um jovem daquela época, que hoje tem a idade do Tio Sukita (piada interna para “velhos”, desculpa)…

sukita

… está aqui para explicar como era esta pré-história da existência offline. Sim, existiu um tempo antes da internet, e a foto que abre este post está aqui para provar. Abaixo, 5 itens que fazem desta foto de Will Smith o resumo perfeito dos anos 90.

1 – Boné para trás

will1

Em 1987, estreava o filme “Falcão – O campeão dos campeões”, do astro Sylvester Stallone. Nele, Falcão, o personagem principal vivido por Stallone, era um caminhoneiro que disputava quedas de braço nas paradas de estrada e, ao mesmo tempo, tentava recuperar o amor do filho. As cenas mais icônicas do filme são quando Falcão está disputando a queda de braço com um brutamontes qualquer e, para ganhar mais força, vira o boné para trás. O filme passou no Brasil em 1991 e todo moleque repetia o movimento com a mesma intenção. O rapper Chuck D, do Public Enemy, também usava o boné para trás. E o próprio Will Smith, rapper e astro da série adolescente “Um maluco no pedaço” (exibido nos EUA entre 1990 e 1996), bem antes de ser o ator de sucesso que é, assumiu o visual. Não à toa estava com o boné assim na foto. No Brasil, teve o Sérgio Mallandro… Mas vamos para o próximo item que é melhor.

2 – Nike Air

will2

Tênis inicialmente inspirados no astro do basquete Michael Jordan (Air Jordan, 1984), feitos pela Nike, que depois se estabeleceram nas linhas Nike Air Max (1987 até hoje). Não são mais obrigatórios, mas já foram. E bem nessa época, o começo dos anos 1990.

3 – Nintendinho

will3

O Nintendo Entertainment System, conhecido no Japão, sua pátria mãe, como Famicom (Nintendo Family Computer), foi lançado nos Estados Unidos em 1985 e tornou-se o console mais vendido do mundo em seu tempo. O jogo que Will Smith parece jogar é o R.B.I. Baseball, da Namco. No Brasil… Bem, no Brasil a gente copiou o console, “criando” o Phantom System… Mas não vamos falar disso também. Próximo tópico.

4 – Videocassete

will4

Esse é fácil, né? No começo, foram os VHS, fitas que eram reproduzidas no videocassete. Qualquer casa de classe média que prestava tinha um videocassete na televisão da sala. São os pais pré-históricos dos DVDs, que são os pais dos Blu-rays. E hoje todo mundo vê Netflix e jogou tudo isso no lixo. Mas não na época… Ah, que maravilha eram os VHS… O único problema era ter que rebobinar antes de entregar na locadora, sob pena de multa. Ou ter que tirar do videocassete antes que seus pais vissem que você estava assistindo um filme impróprio para sua idade. Desespero. Mas passou, ainda bem. Obrigado, internet.

5 – Primeiro CD da Mariah Carey

will5

Não tinha percebido? Pois é… Ali no cantinho, como quem não quer nada, está o primeiro CD da diva Mariah Carey, de 1990. Chamou-se “Mariah Carey”. Incrível, né? Bem comum na época. Chegou em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Assim como a primeira “música de trabalho” (outra coisa de velho), também a primeira faixa do CD, “Vision of love”. Se você nunca ouviu “Vision of love”… Peraí. Você ouviu sim. Só não conhece pelo nome. Duvida? Dá o play abaixo. E, sim, ela era magrinha e vestia um monte de roupa. Mas o que sempre importou foi sua voz. Até hoje. Diva.