Restauração voluntária faz menino Jesus ficar a cara da Maggie Simpson

Olha, a humanidade… a humanidade está de parabéns. São momentos como esse que nos fazem ter fé na vida. Heather Wise, uma artista de Sudbury, em Ontário, no Canadá, estava passeando pelos jardins da igreja local St. Anne des Pins quando se deparou com uma estátua de Maria segurando o Menino Jesus, esculpida em meados do século passado. Só que Jesus estava sem cabeça, obra de um ato de vandalismo seguido de assalto há um ano. “Fiquei sentida quando vi porque pensei… ‘Quem poderia fazer isso?’. Então eu disse: ‘Sou uma artista, eu gostaria de consertá-la'”, afirmou Wise ao site Sudbury.com.

O padre Gérard Lajeunesse já havia tentado encomendar a restauração, mas o orçamento – cerca de 7,5 mil dólares canadenses – era inviável para a paróquia. Por isso, Lajeunesse aceitou a oferta de Wise, e ambos estão trabalhando juntos. Ela nunca havia esculpido em pedra, então decidiu fazer a restauração com argila.

Leia também  Homem rouba DVD de filme do Batman e acaba detido pelo próprio Batman

restauracao2

O resultado está na imagem acima. Essa é Heather Wise e o novo menino Jesus, que mais parece a Maggie do seriado Os Simpsons.

meninojesus1

“É realmente chocante para os olhos por causa do contraste de cores. Eu não fui treinado para isso no seminário”, disse o padre Lajeunesse. Não, padre. O problema não é o contraste das cores. O problema é que o menino Jesus ficou irreconhecível. Lembrou o caso da restauração bizarra do mural Ecce Homo, obra do santuário Nossa Senhora das Mercês em Borja, na Espanha. Outra vez, Jesus foi a vítima.

eccehomo

A obra da viúva espanhola de 83 anos e pintora amadora Cecilia Giménez foi ridicularizada, mas hoje é tratada como ícone da pop art e seus direitos são disputadíssimos. Será que o mesmo vai acontecer com o menino Jesus de Heather Wise e do padre Lajeunesse?

meninojesus2

Maria não parece muito confiante.