Conheça o homem que ‘morreu’ em todas as tragédias recentes no mundo

O que há em comum entre a queda do voo da EgyptAir, o massacre na boate gay em Orlando, nos Estados Unidos, e o atentado no aeroporto de Istambul, na Turquia, além da tristeza da família das vítimas? Este homem da foto, um mexicano cujo nome não foi revelado pelas autoridades, foi tido como morto nas três tragédias. Sua imagem circulou pelas redes sociais e muitos entravam em sua página para dar os pêsames à família. Até jornais como o New York Times incluíram sua foto na galeria das vítimas. O problema é que ele não estava entre os mortos destas tragédias. Nem morto ele está.

Segundo a France 24, que desvendou o caso, este homem é acusado de dar calote em pelo menos cinco pessoas no México. A divulgação de sua imagem seria obra de seus credores, como vingança. “Este homem foi meu amigo e tirou dinheiro de mim e de outras quatro pessoas que eu conheço. Eu o processei nas esferas civil e criminal mas, por causa da lentidão da Justiça, ele ainda não devolveu o dinheiro. Por isso, decidimos puni-lo postando a foto dele online. Nosso objetivo é arruinar a reputação dele”, disse um deles. A vítima da fraude se defendeu: “Minha foto está em todo lugar por causa de um trote de alguém depois de uma disputa legal.”

Da próxima vez que vir essa foto, já sabe… Ele não só está vivo como talvez não seja muito confiável para fazer negócios.

Sugestão da leitora Shana Kempfer