Mulher cega por 21 anos cai em casa, machuca o pescoço e volta a enxergar

Mary Ann Franco, 70 anos, moradora de Okeechobee, Flórida, Estados Unidos, sofreu um acidente de carro em 1995, teve uma lesão na coluna e ficou cega. Até aí tudo normal. Triste, mas normal (se beber, não dirija). Daí, 21 anos depois, agora em 2016, ela caiu em casa e machucou o pescoço. Precisou fazer uma operação na coluna para a aliviar a dor lancinante que tinha no pescoço e no braço e… voltou a ver!

Segundo a rede de TV ABC, o neurocirurgião responsável pela operação, John Afshar, disse que nunca viu nada parecido. “A restauração de sua visão é um verdadeiro milagre. Eu realmente não tenho uma explicação científica para isso”, afirmou Afshar. Sua melhor teoria é de que o acidente de carro em 1995 tenha obstruído uma artéria e isso tenha feito ela ficar cega. Durante a operação depois da queda deste ano, ele possivelmente tirou a pressão dessa artéria, que voltou a deixar o sangue circular normalmente e restabeleceu a visão de Mary Ann.

A paciente ainda está encantada com a nova chance de ver as coisas. “Você está de azul e marrom, e sua gravata é amarronzada”, ela disse, apontando para o médico. “Sim, você é muito bonito”, completou.