Adolescente que nasceu sem os dedos vira pianista respeitado

O adolescente Alexey Romanov, de 16 anos, nasceu sem os dedos por conta de uma doença ainda na barriga da mãe. Mas, como aparentemente todo russo, é durão e mostrou-se um improvável prodígio no… piano! Ele foi adotado há dois anos e seus pais adotivos perceberam uma predisposição do garoto para a arte e compraram um sintetizador para ele. Alexey começou a participar de competições e passou a ganhá-las. Começou a estudar música a sério depois de se encantar com compositores como Mozart e Vivaldi.

O professor de Alexey era especialista em ensinar música para crianças portadores de deficiência, mas, mesmo assim, a performance do garoto foi acima de qualquer expectativa. Em pouquíssimo tempo de estudo ele começou a chamar a atenção. Seu grande momento foi o convite para participar de um programa de TV. “Eu subi ao palco, sentei e comecei a tocar. Senti meus joelhos tremerem. Aí percebi que estava indo bem, como se a melodia começasse a fluir sozinha”, disse Alexey ao The Guardian. Depois do programa, ele recebeu um convite para estudar na melhor escola de música de Kazan, capital da República do Tartaristão, parte da Federação Russa.

Abaixo, veja a performance emocionante de Alexey Romanov, interpretando a canção “Rivers flows in you”, do compositor e pianista sul-coreano Yiruma: